top of page

Você tem um minuto?

Série "Pílulas de Atenção Plena"

Descubra como vivenciar plenamente a simplicidade de um minuto pode oferecer uma sentido de maior propósito e conexão em sua vida!

Aliás, vamos melhorar essa pergunta... como você quer estar presente exatamente neste minuto?


Um simples minuto permite muitas coisas, e se estivermos abertos, disponíveis para vivenciá-lo, quantas oportunidades de sentir a vida pulsar poderemos ter?


Saborear alimentos, sentir movimentos sutis do corpo ou mesmo escolher se movimentar, sentindo cada músculo contraindo e relaxando. Sentir a respiração. Sentir uma conversa, um abraço, um até logo. Simplesmente ser por um minuto!


Escolher com qual intenção quer vivenciar exatamente este um minuto também significa decisões que passamos a ter em nossas vidas, saindo do automático e desenvolvendo o senso de autonomia. Você pode escolher de que forma quer vivenciar este minuto, qual ação quer ter nesse um minuto, qual a intenção por trás dessa ação neste um minuto. E aqui vale uma reflexão muito importante: quão conectado com seus propósitos, suas buscas de vida, este um minuto está?


Outra coisa legal é que podemos escolher com qual atitude queremos passar este minuto. Por exemplo, posso escolher ser gentil no próximo minuto, ter paciência, ter gratidão... Posso brincar de observar minha mente e os pensamentos com curiosidade, aprender a soltar desses pensamentos com paciência, soltar de algumas amarras e, por que não, de algumas teimosias? Quão generoso ou generosa quero estar nesse minuto? E veja, não preciso nem me esforçar em fazer isso por um dia inteiro ou uma vida inteira, apenas por este minuto é suficiente!

E aí, observe como se sente ao fazer isso. Ao oferecer sua presença plena para este um minuto, daqui a pouco outro, e então mais um... devagarzinho começam a acontecer algumas mudanças interessantes, muitas vezes sem nem percebermos. O que muitas pessoas me contam é que a vida começa a ter um brilho diferente, começam a ter maior senso de conexão e propósito, e isto está intimamente relacionado com bem-estar. Cada vez sentem menos que estão “apenas fazendo a roda do rato girar”, mesmo quando este um minuto pode ser bem desafiador.


Claro, as práticas de meditação mindfulness ajudam muito nesse processo. Oferecem um “campo de treinamento” para que possamos cultivar esse estado de maior presença, de acolher o momento presente com essas atitudes que comentamos. E quanto mais praticamos, mais temos possibilidades de vivenciar a riqueza que este um minuto oferece.

E então, qual sua intenção para esse próximo minuto?


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page