Programa Viver Compassivo Baseado em Mindfulness
Compaixão é a capacidade de sermos sensíveis ao sofrimento de nós mesmos e dos outros e a disposição de aliviá-lo e preveni-lo (Paul Gilbert, 2014). É uma capacidade inerente a todos nós, mas por muitas razões nem sempre chega a florescer. Felizmente, ela pode ser treinada, desenvolvida e aprofundada através da prática.
A compaixão é caracterizada pela bondade e receptividade, assim como pela coragem e responsabilidade. Muitos acreditam que a compaixão deve ser dirigida aos outros e não a nós mesmos, mas a autocompaixão não é egoísta. As pesquisas mostram cada vez mais que a autocompaixão é - assim como mindfulness - a chave para a saúde mental e anda de mãos dadas com uma maior abertura e empatia para com os outros.
As Professoras
Ana Cristina Atanes
Sou professora de mindfulness credenciada internacionalmente desde 2014 pela Breathworks do Reino Unido, onde resido parte do tempo oferecendo cursos no formato online. Possuo uma formação científica e técnica diversificada em mindfulness e compaixão e meu trabalho tem um foco no estresse e equilíbrio emocional. Atualmente colaboro com o Instituto plenativamente e o grupo Medita Nepsis do departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Minha pesquisa de pós-doutorado, avalia as adaptações necessárias de um programa de mindfulness para o formato online. Embora acredite na importância da evidência científica informando a todos sobre a eficácia dos programas sérios de mindfulness e compaixão, meu maior aprendizado se encontra na minha prática diária. Seja nas meditações formais como nas práticas de atenção plena no dia a dia. Lidando com meu próprio estresse, emoções, relacionamentos e auxiliando quem necessite com o aprendizado do que existe de mais profundo na natureza humana: abertura, clareza e sensibilidade.
Mayra Machado
Muito prazer! Sou Doutora em Ciências pela UNIFESP, Terapeuta Ocupacional pela UFPR, escritora, pesquisadora e instrutora de mindfulness. Atuo na área de promoção de saúde mental e manejo emocional há mais de 15 anos, com foco de estudo em duas especializações, mestrado e doutorado. Há 7 anos iniciei minha jornada pessoal e profissional em Mindfulness, e logo vi o potencial que tinha para esta área. Afinal, eu também já tive minha larga cota de ansiedade e senti na pele os benefícios com essa abordagem. Como grande curiosa que sou, me aprofundei mais e mais. Possuo várias certificações em Mindfulness (para quem conhece um pouquinho, os protocolos MBRP, MBCT, MBHP), investiguei sua aplicação em ambulatórios da rede pública para atenção psicossocial, ajudei a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em MBRP (Medita NEPSIS – UNIFESP) onde atuo até hoje. Sou professora e supervisora de cursos de formação para novos instrutores de Mindfulness, e parceira do Centro de Promoção de Mindfulness e do Centro Paranaense de Mindfulness.