A história de Mindfulness é permeada por grandes referências e obras.
Compreender sua origem nas tradições budistas e sua trajetória de expansão ao redor do mundo nos permite acessar suas potencialidades e seus limites.
No post anterior apresentamos alguns dos principais livros no campo de Mindfulness.
Neste post, inserimos algumas referências complementares ao campo de Mindfulness, como compaixão, protocolos específicos e neurociências.
Aproveite!!!
Mindfulness e Compaixão
- Mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo
Sobre: o livro descreve o programa Mindful Self-Compassion (MSC) à medida que contextualiza e conceitualiza o tema, apresenta práticas formais e informais. Trata-se de um manual com o passo a passo que pode ser compreendido por profissionais e leigos, propiciando ao leitor entrar em contato com a libertação do autojulgamento e padrões duros e desenvolvendo bem-estar.
Kristin Neff: psicóloga e professora; Christopher K. Germer: psicólogo, professor e cocriador do programa Mindfulness self-compassion.
Referência traduzida para o português:
NEFF, Kristin; GERMER, Christopher K. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Artmed Editora, 2019.
- Kindfulness: Atenção consciente e amável para o estresse
Sobre: o livro descreve o programa Mindfulness e Compaixão para o Estresse (Mindfulness-based Pain Management - MBPM). Apresenta casa sessão do protocolo, semana a semana, com embasamentos teóricos, descrição de práticas e links para o áudio das práticas no site do RespiraVida BreathWorks, onde os conhecimentos foram desenvolvidos.
Julio S. Zuázquita: mestre em Mindfulness, coach ontológico, diretor de RespiraVida BreathWorks; Gary Hennessey: membro da Ordem Budista Triratna, pratica budismo há 40 anos, escritor.
Referência traduzida para o português:
SERRA, Julio Sebastián Zuázquita; HENNESSEY, Gary. Tradução Leandro Pizutti. Kindfulness: atenção consciente e amável para o estresse. Um curso prático de 8 semanas. Palas Athena Editora, 2022.
Referência original:
SERRA, Julio Sebastián Zuázquita; HENNESSEY, Gary. Kindfulness: Atención Consciente y Amáble para el Estrés. Un curso práctico de 8 semanas. 2020.
Especificidades
- Viva bem com a dor e a doença
Sobre: o livro apresenta ricas orientações especialmente para pessoas que convivem com dores e doenças crônicas, assim como a autora. Apresenta um método baseado em mindfulness para alívio do sofrimento, o Mindfulness e Compaixão para o Estresse (Mindfulness-based Pain Management - MBPM), com práticas adequadas para o público em questão.
Vidyamala Burch: professora, coach, palestrante, cofundadora da Breathworks. Desenvolveu o programa de Gerenciamento de Doenças e Dor Baseado em Mindfulness (MBPM).
Referência traduzida para o português:
BURCH, Vidyamala. Viva bem com a dor e a doença: o método da atenção plena. Summus editorial, 2011.
Referência original:
BURCH, Vidyamala. Living well with pain and illness: The mindful way to free yourself from suffering.
Sounds True, 2011.
Em destaque
- The embodied mind
Sobre: publicado pela primeira vez em 1991, o livro foi um dos primeiros a romper com os conceitos intocados sobre a cognição da cibernética e apresentar a cognição como o conhecimento do mundo, a “cognição incorporada”, conectando os campos de mindfulness e as ciências cognitivas (nesse caso, ciências cognitivas fenomenológicas enativas). A edição revisada inclui o prefácio de Jon Kabat-Zinn.
Francisco Varela: biólogo, filósofo e professor; Evan Thompson: filósofo e professor. Eleanor Rosch: psicóloga e professora.
Referência original:
VARELA, Francisco J. et al. The embodied mind. Revised edition. MIT Press, 2016.
Essa lista foi elaborada pelo Instituto Plenativamente de Promoção à Saúde com a colaboração das queridas professoras Ana Cristina Atanes e Marcia Epstein, duas super referências em Mindfulness. Existem outros diversos livros e autores de suma importância no campo, mas optamos por trazer alguns dos mais significativos, ao nosso ver. Faz sentido para você? Quais outros livros/autores você utiliza em sua prática e/ou estudos? Comente e compartilhe conosco para que possamos criar uma edição mais completa com suas sugestões.
Quer saber mais? Siga acompanhando!
Curta, comente e compartilhe!
Excelentes referências, muito grato pela curadoria. Estou curioso. Será que vocês também darão referências para Mindfulness na educação?