top of page

Referências em Mindfulness? Temos! - Parte 01 -

A história de Mindfulness é permeada por grandes referências e obras.

Compreender sua origem nas tradições budistas e sua trajetória de expansão ao redor do mundo nos permite acessar suas potencialidades e seus limites.


Nos posts anteriores abordamos estudos científicos sobre mindfulness e compaixão, trazendo exemplos de pesquisas com diversas metodologias (quantitativas, qualitativas, métodos mistos).


Neste post, apresentamos alguns dos principais livros no campo de Mindfulness.

Aproveite!!!


um grupo conversando sobre o que é mindfulness

Expansão/ocidentalização de Mindfulness

- O milagre da atenção plena: uma introdução à prática da meditação

Sobre: o livro oferece exercícios e anedotas que possibilitam o aprendizado de Mindfulness de forma suave e prática com atividades do dia a dia, além de contar com inspiradoras caligrafias de Thich Nhat Hanh, fotografias de suas viagens históricas e um posfácio revisado.

Thich Nhat Hanh: Monge budista, pacifista, escritor e poeta Vietnamita. Uma das principais referências na ocidentalização de Mindfulness.

Referência traduzida para o português: HANH, Tich Nhat. O milagre da atenção plena: uma introdução à prática da meditação. Editora Vozes, 2018.

Referência traduzida para o português:

HANH, Tich Nhat. O milagre da atenção plena: uma introdução à prática da meditação. Editora Vozes, 2018.

Referência original:

HANH, Tich Nhat. The miracle of mindfulness, gift edition. An introduction to the practice of meditation. Beacon Press, 2016.


Ocidentalização de mindfulness em contextos clínicos

- Viver a catástrofe total: como utilizar a sabedoria do corpo e da mente para enfrentar o estresse, a dor e a doença

Sobre: o livro descreve o programa Redução de Estresse Baseada em Mindfulness (Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR), primeiro protocolo de mindfulness no contexto científico ocidental.

Jon Kabat-Zinn: cientista, professor e escritor. Criador do programa MBSR.


Referência traduzida para o português:

KABAT-ZIN, Jon. Viver a catástrofe total: como utilizar a sabedoria do corpo e da mente para enfrentar o estresse, a dor e a doença. Palas Athena Editora, 2021.

Referência original:

KABAT-ZINN, Jon; HANH, Thich Nhat. Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. Delta, 2009.


- Atenção Plena

Sobre: o livro mostra a importância da consciência para a tomada de decisão em contraposição aos malefícios dos comportamentos automáticos (ao que chamamos de “piloto automático”) tendo como contextualização para tal afirmativa aspectos como desenvolvimento humano e quadros patológicos.

Ellen Langer: psicóloga, professora, escritora. Juntamente com Jon Kabat-Zinn, destacou-se com suas contribuições sobre Mindfulness como adjuvante em tratamentos em saúde convencionais.

Referência traduzida para o português:

LANGER, Ellen J. Atenção Plena. Benvirá, 2018.

Referência original:

LANGER, Ellen J. Mindfulness. Da Capo Lifelong Books, 2014.


Desenvolvimento científico no ocidente

- Mindfulness e Psicoterapia

Sobre: o livro é escrito especialmente por e para profissionais do campo da psicologia interessados em mindfulness, abordando desde os fundamentos de mindfulness a partir das tradições orientais até sua ocidentalização e desenvolvimento ao longo dos anos, áreas de convergência e aplicabilidades específicas.

Christopher K. Germer: psicólogo, professor e cocriador do programa Mindfulness self-compassion; Ronald D. Siegel: psicólogo e professor; e Paul R. Fulton: psicólogo. Os autores possuem significativa influência no campo de mindfulness na ciência ocidental. O livro conta ainda com a colaboração de outros autores influentes no campo.

Referência traduzida para o português:

GERMER, Christopher K.; SIEGEL, Ronald D.; FULTON, Paul R. Mindfulness e psicoterapia. Artmed Editora, 2015.

Referência original:

GERMER, Christopher K.; SIEGEL, Ronald D.; FULTON, Paul R. Mindfulness and psychotherapy. The Guilford Press, 2013.


- Atenção Plena: como encontrar a paz em um mundo frenético

Sobre o livro: o livro descreve o programa de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (Mindfulness-Based Cognitive Therapy – MBCT), inspirada no MBSR, criado por Jon Kabat-Zinn, contextualizando suas origens e motivações. O livro é acompanhado por um CD com o áudio das práticas.

Mark Williams: psicólogo, cocriador da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT); Danny Penman: jornalista, escritor e instrutor de yoga e meditação. O livro é um dos mais conhecidos no campo.


Referência traduzida para o português:

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção plena (mindfulness): como encontrar a paz em um mundo frenético. Editora sextante, 2015.

Referência original:

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world. Hachette UK, 2011.


Essa lista foi elaborada pelo Instituto Plenativamente de Promoção à Saúde com a colaboração das queridas professoras Ana Cristina Atanes e Marcia Epstein, duas super referências em Mindfulness. Existem outros diversos livros e autores de suma importância no campo, mas optamos por trazer alguns dos mais significativos, ao nosso ver. Faz sentido para você? Quais outros livros/autores você utiliza em sua prática e/ou estudos? Comente e compartilhe conosco para que possamos criar uma edição mais completa com suas sugestões.


Quer saber mais? Siga acompanhando para a Parte 02.

Curta, comente e compartilhe!

117 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page