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Programa Viver Compassivo Baseado em Mindfulness

O que é Compaixão?

Compaixão é a capacidade de sermos sensíveis ao sofrimento de nós mesmos e dos outros e a disposição de aliviá-lo e preveni-lo (Paul Gilbert, 2014). É uma capacidade inerente a todos nós, mas por muitas razões nem sempre chega a florescer. Felizmente, ela pode ser treinada, desenvolvida e aprofundada através da prática. 

A compaixão é caracterizada pela bondade e receptividade, assim como pela coragem e responsabilidade. Muitos acreditam que a compaixão deve ser dirigida aos outros e não a nós mesmos, mas a autocompaixão não é egoísta. As pesquisas mostram cada vez mais que a autocompaixão é - assim como mindfulness - a chave para a saúde mental e anda de mãos dadas com uma maior abertura e empatia para com os outros.

 

Porque desenvolver a Compaixão

Ser humano nem sempre é fácil. Muitas pessoas com problemas de saúde física ou mental crônicos ou recorrentes sofrem de baixa autoestima, vergonha e autocrítica severa. O treinamento da compaixão oferece exercícios para experimentar maior calor humano, segurança, aceitação, compreensão e conexão consigo mesmo e com os outros. Além disso, os profissionais que trabalham com outras pessoas podem sofrer de "angústia de empatia" ou "fadiga de empatia" e ser vulneráveis ao esgotamento. A prática da autocompaixão pode restaurar o equilíbrio interior e apoiar um autocuidado sábio e compassivo.

O que a ciência fala?

 

De acordo com pesquisas científicas, a compaixão se correlaciona positivamente com:

  • Bem-estar psicológico e realização da vida

  • Inteligência emocional e emoções positivas

  • Lidar com eventos adversos da vida de maneira mais saudável

  • Promover estilo de vida mais saudável

  • Maior conexão social, empatia, altruísmo e perdão

 

E pesquisas específicas do programa Viver Compassivo Baseado em Mindfulness (MBCL) encontraram:

  • Aumento de mindfulness e de autocompaixão

  • Melhora da qualidade de vida

  • Melhora da resiliência

  • Diminuição de sintomas depressivos, de ansiedade e de níveis de estresse


Referências:

Barnard & Curry 2011; Hofmann et al. 2011; MacBeth & Gumley, 2012; Neff, 2012; Crocker & Canevello, 2012; Krieger et al. 2019; Schüling et al. 2020; Ondrejková et al. 2020.


 

O Programa Viver Compassivo Baseado em Mindfulness (MBCL)

 

MBCL é um curso de nove sessões que apoia o desenvolvimento e o treinamento da (auto)compaixão para melhorar a saúde e o bem-estar físico, emocional e relacional. É adequado como um curso de acompanhamento após o participante já ter completado algum programa baseado em mindfulness (MBRP, MBSR, MBCT, Respira Vida Breathworks ou equivalente).

 

Desenvolvido em 2008 por Erik van den Brink e Frits Koster, o MBCL está fundamentado na ciência e na experiência de décadas de seus dois fundadores. Erik van den Brink traz para o MBCL sua experiência como psiquiatra e psicoterapeuta, especialista em atenção a ambientes de saúde mental e meditador de longa data. Frits Koster integra seu trabalho como professor de Vipassana, professor em MBSR & MBCT, sua especialidade em psicologia budista e seu trabalho como professor de mindfulness para profissionais da saúde mental.                                                

 

O MBCL incorpora insights científicos, exercícios e ensinamentos colhidos de outros métodos de treinamento de compaixão, bem como práticas contemplativas. Foi originalmente desenvolvido no ambiente da saúde mental para aqueles que se beneficiaram do MBSR/MBCT e precisavam de um apoio por terem a tendência de serem particularmente duros consigo mesmos, demonstrando dificuldade em receber gentileza. O MBCL não se destina a grupos de diagnóstico específicos, mas - como o MBSR - a lidar com reações e padrões insalubres que contribuem para o sofrimento em geral. Assim, pessoas vulneráveis à depressão, ansiedade, esgotamento, dor crônica ou fadiga, e várias dificuldades emocionais e relacionais podem se beneficiar. Descobriu-se também que o programa MBCL é muito útil para os profissionais de saúde vulneráveis a sintomas de esgotamento. Nos últimos anos, o MBCL expandiu-se rapidamente além do setor de saúde mental e é considerado útil para qualquer pessoa, professional ou não, tendo que viver em um mundo frenético e desejando aprofundar a atenção com o "coração".

Confira a agenda de cursos

48 DIAS PARA O EVENTO
Com Mayra Machado O curso tem como objetivo o desenvolvimento e o treinamento da (auto)compaixão para melhorar a saúde e o bem-estar físico, emocional e relacional.
Quando
06 de out. 09:30 – 01 de dez. 12:00
Onde
Curso
60 DIAS PARA O EVENTO
Com Ana Cristina Atanes O curso tem como objetivo o desenvolvimento e o treinamento da (auto)compaixão para melhorar a saúde e o bem-estar físico, emocional e relacional.
Quando
18 de out. 19:00 – 13 de dez. 21:00
Onde
Curso online

PROFESSORES

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Ana Cristina Atanes 

Sou professora de mindfulness credenciada internacionalmente desde 2014 pela Breathworks do Reino Unido, onde resido parte do tempo oferecendo cursos no formato online. Possuo uma formação científica e técnica diversificada em mindfulness e compaixão e meu trabalho tem um foco no estresse e equilíbrio emocional. Atualmente colaboro com o Instituto plenativamente e o grupo Medita Nepsis do departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Minha pesquisa de pós-doutorado, avalia as adaptações necessárias de um programa de mindfulness para o formato online. Embora acredite na importância da evidência científica informando a todos sobre a eficácia dos programas sérios de mindfulness e compaixão, meu maior aprendizado se encontra na minha prática diária. Seja nas meditações formais como nas práticas de atenção plena no dia a dia. Lidando com meu próprio estresse, emoções, relacionamentos e auxiliando quem necessite com o aprendizado do que existe de mais profundo na natureza humana: abertura, clareza e sensibilidade. 

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Mayra Machado

Muito prazer! Sou Doutora em Ciências pela UNIFESP, Terapeuta Ocupacional pela UFPR, escritora, pesquisadora e instrutora de mindfulness. Atuo na área de promoção de saúde mental e manejo emocional há mais de 15 anos, com foco de estudo em duas especializações, mestrado e doutorado. Há 7 anos iniciei minha jornada pessoal e profissional em Mindfulness, e logo vi o potencial que tinha para esta área. Afinal, eu também já tive minha larga cota de ansiedade e senti na pele os benefícios com essa abordagem. Como grande curiosa que sou, me aprofundei mais e mais. Possuo várias certificações em Mindfulness (para quem conhece um pouquinho, os protocolos MBRP, MBCT, MBHP), investiguei sua aplicação em ambulatórios da rede pública para atenção psicossocial, ajudei a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em MBRP (Medita NEPSIS – UNIFESP) onde atuo até hoje. Sou professora e supervisora de cursos de formação para novos instrutores de Mindfulness, e parceira do Centro de Promoção de Mindfulness e do Centro Paranaense de Mindfulness.

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