top of page

Comparação entre a MBCT e a TCC

Atualizado: 18 de abr. de 2023

Comparação da eficácia clínica e do custo-benefício entre o tratamento de autocura com Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e o tratamento de autocura com Terapia Cognitivo-Comportamental para adultos com depressão


A depressão é um problema muito comum e sério em todo o mundo. Existem alguns tratamentos com base em evidências que são recomendados, como a autoajuda com Terapia Cognitivo-comportamental apoiada pelo profissional (TCC-autocura), entretanto, apesar disso, há lacunas quanto ao acesso e adesão dos pacientes a esses tratamentos, sendo necessário o desenvolvimento de abordagens alternativas.


Por isso, um estudo foi feito para investigar se o tratamento de autocura com a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness apoiada pelo profissional (MBCT-autocura) é melhor que o tratamento de TCC-autocura na redução da gravidade dos sintomas depressivos entre pacientes com depressão leve a moderada. Além disso, o estudo buscou examinar se a MBCT-autocura possui custo-benefício em comparação com a TCC-autocura.

Um total de 410 pacientes que frequentavam 10 serviços de terapia psicológica na Inglaterra no ano de 2021 foram selecionados e randomizados (um tipo de sorteio realizado em pesquisas científicas para ser alocado em um dos grupos do estudo - neste caso, cada grupo recebendo um dos dois tratamentos). Os participantes receberam uma pasta de trabalho com as instruções referentes a um dos tratamentos (MBCT-autocura ou CBT-autocura) e foram oferecidas 6 sessões de apoio com um profissional treinado.


Dos 410 participantes, 255 (62,2%) eram do sexo feminino, e a idade mediana foi de 32 (25-45) anos. Depois de 16 semanas após a randomização, a MBCT-autocura levou a reduções significativamente maiores na gravidade dos sintomas de depressão em comparação com a TCC-autocura, além de ter sido considerado mais rentável.


Em resumo, o estudo mostrou que a MBCT-autocura foi melhor que o tratamento padrão recomendado (CBT-autocura) para depressão leve a moderada em termos de eficácia clínica e custo-benefício. Os achados sugerem que a MBCT-autocura para depressão leve a moderada deva ser oferecido aos adultos em serviços de atenção primária, mas isso será tema para um outro post.


Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog!

Curta, comente e compartilhe!


Referências

STRAUSS, Clara et al. Clinical Effectiveness and Cost-Effectiveness of Supported Mindfulness-Based Cognitive Therapy Self-help Compared With Supported Cognitive Behavioral Therapy Self-help for Adults Experiencing Depression: The Low-Intensity Guided Help Through Mindfulness (LIGHTMind) Randomized Clinical Trial. JAMA psychiatry, 2023.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page