196a8da3-ee2c-4b27-bb5d-c172a619c786.jpg

Mindfulness

Você sabe o que é Mindfulness?

Mindfulness é a consciência que surge ao trazer atenção ao momento presente de maneira intencional, com curiosidade, gentileza e sem julgamento. Pesquisas científicas apontam que as Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) reduzem reatividade, ansiedade, depressão, agressividade, insônia, melhoram o manejo das emoções, modificam o comportamento de consumo de drogas, além de trazer maior felicidade (sensação de equilíbrio?) e bem-estar. Esses são alguns dos motivos para que Mindfulness esteja sendo amplamente utilizado de forma complementar em diferentes tratamentos de saúde ao redor do mundo.

Como Mindfulness pode ajudar no manejo emocional?

Encontrar maior equilíbrio emocional, favorecendo a sensação de paz e bem-estar, é algo que buscamos, mas muitas vezes parece ser impossível de alcançar em nossa forma de viver.

 

Ao cultivar Mindfulness, aprendemos a construir um caminho mais cuidadoso e sustentável em direção ao bem-estar e à saúde emocional.

As práticas ajudam a observar condicionamentos, reatividades e impulsos que temos diante de estados emocionais desafiadores quando estamos no piloto automático, e trazer um estado de maior consciência. Dessa forma, adquirimos maior percepção de nós mesmos e de como as situações desafiadoras impactam em nosso corpo, pensamentos, emoções e comportamentos. Assim, ganhamos um espaço para respostas conscientes e coerentes com o que buscamos e com nossas necessidades.

Além disso, ao cultivar as atitudes de maior gentileza, não julgamento e curiosidade aprendemos a nos relacionar com nosso momento presente sob essa ótica, não importando o que estamos vivenciando.

 

No final das contas, cultivar Mindfulness é uma grande jornada pessoal que aprofunda nosso autoconhecimento e nos conecta com nossa verdadeira sabedoria, possibilitando viver plenamente os altos e baixos da vida a que todos os seres humanos estão sujeitos.

 

O que a ciência fala?

De acordo com pesquisas científicas, Mindfulness tem evidências de benefícios para:

 

  • Melhora de sintomas de ansiedade, depressão e dor;

  • Melhora de sintomas de estresse e de melhora da saúde mental relacionada à qualidade de vida;

  • Melhora do foco e concentração;

  • Melhora de relacionamentos interpessoais;

  • Melhora de afetos e sensações positivas como felicidade, bem-estar, senso de conexão e propósito;

  • Maior consciência corporal;

  • Nos casos de transtornos depressivos, eficácia para prevenir recaída de depressão;

  • Nos casos de dependência química, efetividade para diminuir fissura, consumo de substâncias nos episódios de recaídas, além de diminuir sintomas de ansiedade, depressão e expressão da raiva.

 

Referências: 

Coo, C., Salanova, M. Mindfulness Can Make You Happy-and-Productive: A Mindfulness Controlled Trial and Its Effects on Happiness, Work Engagement and Performance. J Happiness Stud 19, 1691–1711 (2018).

 

https://doi.org/10.1007/s10902-017-9892-8

Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10902-017-9892-8

Fox KC, Nijeboer S, Dixon ML, Floman JL, Ellamil M, Rumak SP, Sedlmeier P, Christoff K. Is meditation associated with altered brain structure? A systematic review and meta-analysis of morphometric neuroimaging in meditation practitioners. Neurosci Biobehav Rev. 2014 Jun;43:48-73. doi: 10.1016/j.neubiorev.2014.03.016. Epub 2014 Apr 3. PMID: 24705269.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24705269/

 

 

GOYAL, M. et al. Meditation programs for psychological stress and well-being: a systematic review and meta-analysis. JAMA Intern Med. 2014 Mar;174(3):357-68. doi: 10.1001/jamainternmed.2013.13018. PMID: 24395196; PMCID: PMC4142584.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24395196/

 

 

JAIN S, Shapiro SL, Swanick S, Roesch SC, Mills PJ, Bell I, Schwartz GE. A randomized controlled trial of mindfulness meditation versus relaxation training: effects on distress, positive states of mind, rumination, and distraction. Ann Behav Med. 2007 Feb;33(1):11-21. doi: 10.1207/s15324796abm3301_2. PMID: 17291166.

Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17291166/

Como posso desenvolver Mindfulness?

Preocupados em promover maior cultivo de Mindfulness em nossa sociedade, nós do Instituto Plenativamente desenvolvemos cursos voltado para o início de uma jornada em direção a um estado de maior calma, conexão e bem-estar.

Existem diferentes possibilidades para seu desenvolvimento, veja abaixo qual melhor se encaixa para você!

 

Obrigado por receber

Tem alguma contraindicação para desenvolver Mindfulness?

Embora pesquisas apontem para os benefícios de Mindfulness e que seja uma prática segura, alguns cuidados devem ser tomados ao se engajar em um curso para desenvolvimento pessoal.

Levando em consideração que estamos entrando em contato com o momento presente, seja ele qual for, e tomando consciência do que estamos vivenciando, pode ser que isso por si só seja bastante desafiador.  Quando manejamos as emoções, precisamos de um espaço para olhar para elas, acolher, e então trabalhar nossa relação com elas.

Sendo assim, os cursos de Mindfulness não são indicados para pessoas que estejam em intenso sofrimento psíquico, fase aguda de qualquer quadro de saúde ou tenham vivenciado uma experiência traumática recente. Nesses casos, outros cuidados anteriores à Mindfulness são necessários para que, posteriormente, possa participar de um curso de Mindfulness.

Por isso, é fundamental que sejam realizados a avaliação prévia e o acompanhamento com profissionais certificados e experientes em manejar as diferentes situações que podem surgir durante as práticas. Nossa equipe está preparada para isso, e esses cuidados fazem parte dos valores do Instituto Plenativamente.

Ainda tem dúvidas sobre Mindfulness e se é o momento certo de fazer?

 
5 DIAS PARA O EVENTO
30 de jun. 19:00 BRT
Online
O curso tem como objetivo ajudar a desenvolver autoconsciência, autocuidado e melhorar a capacidade de fazer escolhas mais sábias.
7 DIAS PARA O EVENTO
02 de jul. 09:00 BRT
Batel, Curitiba PR
O curso tem como objetivo ajudar a desenvolver autoconsciência, autocuidado e melhorar a capacidade de fazer escolhas mais sábias.
Horário a ser determinado
Local a ser determinado
O curso tem como objetivo ajudar a desenvolver autoconsciência, autocuidado e melhorar a capacidade de fazer escolhas mais sábias.